Novidades

Postado em: por:

Reuso de Água

Com o aumento de problemas relacionados a poluição e a escassez hídrica, a utilização da água de reuso tem sido uma técnica cada vez mais procurada e incentivada em todos os setores da economia, principalmente no setor industrial. A EPA, tendo em vista essa demanda, tem buscado aperfeiçoar-se (vencedora do Prêmio FIESP de Conservação e Reuso da Água) e oferecer serviços para que cada vez mais empresas passem a aderir esse pensamento. A seguir são apontados alguns processos para reuso de água:

  • Descarga em sanitários
  • Lavagens de pisos
  • Água de make-up em torres de resfriamento
  • Resfriamento de telhado

Resfriamento do Telhado com Água de Reuso / Economia de Água e Energia

Prêmio FIESP de Conservação e Reuso da Água
Visão

Água de Reuso em Torres
reuso

Escavação em Grande Diâmetro

A técnica de escavação de grande diâmetro, inovadora no Brasil na aplicação de remediação ambiental, é vastamente dominada pela EPA Engenharia de Proteção Ambiental Ltda., sendo que nossa empresa possui equipamento próprio para execução dos serviços.

A escavação em Grande Diâmetro é indicada, entre outras finalidades, para áreas amplamente contaminadas por fase livre, em especial as que possuem maior peso molecular, sendo denominadas DNAPLs (Dense Non-Aqueous Phase Liquid). A remoção de DNAPL de camada profundas por outra técnica que não seja a do Grande Diâmetro tem se mostrado demasiado custosa e nem sempre alcança a eficácia esperada, uma vez que a escavação em grande diâmetro atinge a profundidade de até 20 metros e sem a necessidade de escoramento e taludes. Os poços instalados pela técnica de Grande Diâmetro permitem acessar os bolsões de contaminante DNAPL, facilitando a coleta dessa fase livre que pode fluir para o poço ou permitir a infiltração de substância utilizada para degradação do contaminante.

Geotermia

Geotermia
new-icon-1497910_1280A EPA juntamente com a Tauw estão avaliando a aplicabilidade dessa tecnologia no Brasil, com base nos estudos e casos reais aplicados pela Tauw na Alemanha. A geotermia apresenta grande potencial em locais onde a temperatura do subsolo e da água subterrânea apresenta-se menor que a temperatura ambiente, possibilitando uma troca de calor de forma mais eficiente e consequentemente com grande economia de energia.